Di Zhang

 

Di Zhang é uma promissora artista e intérprete de “yangqin” (dulcimer) que goza de uma crescente participação na vida artística e musical da cidade de Toronto.

Di Zhang revelou os seus dotes musicais e um talento excepcional desde a infância. Iniciou a sua aprendizagem musical com o dotado músico Xue Shu e com apenas sete anos de idade foi aceite pela “Chinese Nationalities Orchestra Society” na China.

Em 2008 Di Zhang iniciou estudos superiores na interpretação de “yangqin”, ao mesmo tempo que recebia treino nesse instrumento sob os auspícios do famoso professor Xili Gui. Ainda como estudante Di Zhang recebeu numerosos prémios e bolsas de estudo, entre as quais o 1º prémio na interpretação de “yangqin” em 2010, durante o 1º Concurso Nacional de Instrumentos “ICAF” em Singapura e o prémio “Hua YI” em 2005, na categoria de melhor interpretação musical, realizado em Macau.

Terminou o curso superior no topo da tabela classificativa e em 2012 foi-lhe oferecida a oportunidade de actuar a solo num concerto em Beijing. Di Zhang conta também no seu currículo com a colaboração musical prestada à “Central Orchestra of Ethnic Minorities” de Beijing.

Di Zhang mudou-se para Toronto nesse mesmo ano e tem participado regularmente nos concertos anuais da “Toronto Chinese Orchestra” (TCO) desde então. É solicitada frequentemente para participar nas actuações do Grupo Musical do Amigu di Macau como artista convidada, assim como lhe foi oferecida a posição de instructora de “yangqin” dos membros que compõem o seu grupo musical. Também participa com regularidade em actuações do “Toronto Yue Fang”, “Toronto Chinese Orchestra” (TCO) e “Melody of Bamboo Ensemble”. Para além das numerosas interpretações de “yangqin” com que já conta, esta jovem artista também participou nas celebrações do Ano Novo Chinês como intérprete de tambores chineses no conhecido “Sony Centre for the Performing Arts” em Toronto, assim como no “Metro Toronto Convention Centre” em celebração do “Dragon Ball Charity Gala”. Em 2014 Zhang Di distinguiu-se como intérprete simultâneamente de “yangqin” e tambores chineses durante a temporada de 2014/15 da célebre “Canadian Sinfonietta” que teve lugar no “Glenn Gould Studio” da CBC (“Canadian Broadcasting Corporation”). Em 2015 o “Toronto Music Garden” e o “Maureen Forrester Recital Hall”, sita na Universidade “Wilfrid Laurier” em Waterloo, Ontário, contaram igualmente com a sua notável presença musical. Já em 2016 o seu respeitável palmarés trouxe-a ao conhecido “Walter Hall”, sito na Universidade de Toronto.

Zhang Di é extremamente dedicada à sua arte e entusiasta na promoção e divulgação da música interpretada por “yangqin”. Tem como objectivo prosseguir estudos superiores no Canadá e continuar a actuar, ensinar e partilhar a música chinesa com culturas diferentes da sua.