Cynthia Qin

 

Cynthia Qin completou o seu bacharelato no Conservatório de Música da China, em Beijing. A carreira profissional que escolheu e o ímpeto que sempre a motiva a alcançar mestria nas suas interpretações têm-lhe trazido grande louvor e é já considerada figura predominante nos meios musicais da Grande Área Metropolitana de Toronto.

Iniciou os estudos da cítara chinesa quando tinha 7 anos de idade e depressa se apercebeu que aliando o seu talento ao estudo aplicado do instrumento poderia chegar longe na sua carreira. Após terminar 20 anos de estudos e de ter iniciado a sua carreira profissional, Cynthia Qin desenvolveu o seu próprio e distinto estilo com sucesso. As suas interpretações são engenhosas, o seu timbre é suave e brilhante e a sua expressividade é requintada. Tanto interpretando música tradicional, como música moderna – cada estilo exigindo técnica e perícia distintas, mas intrincadas – satisfaz sempre o ouvinte mais exigente.

 

A sua incessante determinação para atingir perfeição também lhe trouxe muita atenção no seu país de origem: foi convidada para actuar durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2008 em Beijing, assim como para participar num programa para a CCTV (Televisão Central da China, a estação emissora estatal e com mais relevo).

Pouco depois de ter emigrado para o Canadá foi convidada a participar na produção de “Lesson of Da Ji” (A lição de Da Ji), da autoria da famosa compositora canadiana Alice Ho. Foi-lhe igualmente oferecida a oportunidade de se juntar a Ron Korb, flautista conhecido no meio, durante a gravação de um “CD” que irá ser publicado brevemente na Grande Área Metropolitana de Toronto. Cynthia Qin actua em muitos e variados eventos que lhe conferem o trampolim de que necessita na progressão dos seus arrojados objectivos.