Peixin Ye

 

Peixin Ye está inserida na classe 2 do naipe de intérpretes de erhu da Orquestra Nacional Central da China e é também membro da Associação da Orquestra Nacional da China e da Sociedade do Erhu.

Aprendeu a tocar erhu desde tenra idade com os Professores Duan Yongqiang e An Ruli e aos nove anos de idade classificou-se em segundo lugar no Concurso Social Infantil de Erhu em Beijing.

Peixin terminou o curso superior do Conservatório de Música da China com especialização no erhu, juntando-se mais tarde à Orquestra Nacional Central da China. Da sua interpretação de erhu salientam-se as sólidas bases profissionais que adquiriu e que tem aperfeiçoado ao longo dos anos.

Durante a sua frequência na universidade gravou várias músicas populares para o canal CCTV (Estação de Televisão Central da China). Alcançou o terceiro lugar no Concurso Juvenil de Erhu da Região de Beijing e o segundo lugar no Concurso de Ensembles Profissionais de Instrumentos de Cordas organizado pelo Ministério da Cultura. Tocou como solista no programa “Deep Night”, inserido na digressão intitulada “Sanxiaxiang” em Xinjiang, assim como no concerto comemorativo do Ano Novo Chinês (“Jiangshan”) em 2003.

Actuando por mais de dez anos com a Orquestra Nacional Central da China, Peixin Ye acumulou vasta experiência que a levou ao Japão, Coreia do Sul, Rússia, Egipto, Grécia, Estados Unidos da América, Alemanha, França, Holanda, Noruega e outros países, executando estilos de música variados. As suas interpretações artísticas e participação em actuações domésticas, tanto de maior, como de menor escala, são inúmeras.

Após ter entrado no Conservatório de Música da China em 2007, Ye Peixin estudou com o Professor An Ruli, afamado mestre de erhu, e prosseguiu os seus estudos até obter a licenciatura, tendo-se também dedicado à pesquisa musical.

Em Shanghai e Hangzhou a sua aprendizagem sob a tutela dos Mestres Jiangnan Sizhu, Zhou Wei and Shen Fengquan prolongou-se por vários meses. Juntou-se igualmente a ensembles de intérpretes tradicionais de “Jiangnan Sizhu” e o íntimo conhecimento que adquiriu sobre a cultura popular da região e a captação da essência das suas tradições e estilos musicais teve uma profunda influência e impacto na sua carreira nos últimos dois anos.

Foi intérprete de destaque no concerto intitulado “Jiangnan Silk Bamboo and Erhu Concert”, realizado em Junho de 2009 na sala de concertos do Conservatório de Música da China e recebeu rasgados louvores.