O Grupo Musical de Instrumentos Chineses

 

Inicialmente o grupo musical era constituído por 7 elementos, utilizando 3 instrumentos chineses diferentes. Com uma experiência quase nula os nossos músicos entregaram-se totalmente à aprendizagem, correndo contra o tempo, a fim de fazer a sua primeira apresentação no Encontro das Comunidades macaenses realizado em Macau em Dezembro de 2004, rotulada com muito sucesso e bom acolhimento pela comunidade macaense.

O grupo voltou a Toronto com outros planos. A partir daí começou a atuar periodicamente junto da comunidade portuguesa e chinesa, em ocasiões diferentes, algumas de grande dimensão, criando grande reputação com o decorrer do tempo.

2009 foi o ano de viragem. Com a contratação do novo Director Musical procurou-se atingir um nível mais elevado de aperfeiçoamento técnico e harmónico. Para tanto o número de elementos do grupo, assim como os instrumentos musicais, foram aumentados gradualmente. O grupo tem neste momento 15 elementos, incluindo alguns profissionais, utilizando 7 diferentes instrumentos mais populares.

Em 2017 fez-se uma deslocação a Portugal onde realizou 5 concertos sob o tema “Difusão de Culturas”, que teve muito sucesso e boa resposta do público português que manifestou o seu alto apreço.

Quanto ao repertório musical este inclui canções chinesas e, como não podia deixar de ser, tradicionalmente macaenses e ocidentais.