Biografia do Sr. Chen Guochan
 
Nascido na cidade de Taishan, da Província de Guangdong, o Sr. Chen começou os seus estudos musicais em 1972 com o seu irmão Guoshe, conhecido artista que hoje se encontra a residir no Brasil.
 
Em 1977, entrou no Conservatório de Música de Xinghai e formou-se em 1987 com bons resultados, vindo depois a exercer o ensino neste mesmo Conservatório onde obteve mais tarde o grau académico de mestrado.
 
Conseguiu, em 1980, o 3º prémio na Competição de gaowu no II Encontro Musical de Cantão, na categoria profissional, vindo a obter em 1982 o 1º lugar na mesma competição.
 
Em Dezembro de 1986 deslocou-se a Hong Kong, como membro do Conservatório de Música de Xinghai, para participar num intercâmbio musical com a Academia de Artes de Hong Kong, tendo actuado a solo na execução de várias peças musicais e serviu como maestro numa peça tocada por uma orquestra constituída por vários instrumentos tradicionais chineses.
 
Ganhou, na Primavera de 1987, o 1º prémio no Concurso de Música Cantonense na categoria de gaowu a solo. No Verão do mesmo ano deu outro concerto a solo no Salão de Música de Xinghai.
 
Em 1991 interpretou, no Salão de Música de Pequim, a obra “Poema Qin”, na companhia da Orquestra Nacional do Conservatório Central, dirigida pelo maestro Si Meng San, obtendo um grande êxito.
 
No Verão de 1992 obteve o Prémio de Excelência na 1ª Competição de Música entre Guangdong, Hong Kong e Macau e foi considerado o melhor compositor deste evento.
 
Em Novembro de 1993 actuou no 5º Festival de Musical de Yang Chen, que teve lugar em Guangzhou.
 
Em Outubro de 1994 foi o representante da Província de Guangdong nas festividades do 45º Aniversário da implementação da R.P. da China, tendo sido agraciado com um prémio especial pelo Governo Central.
 
No Outono de 1995 foi convidado para actuar no Festival de Música de Macau;
 
Em Outubro de 1997 foi convidado para actuar no 8º Festival de Arte de Macau, no concerto de gaowu.
 
Em 1998 fez parte da uma comitiva chinesa de artistas de instrumentos chineses numa digressão efectuada em Portugal, acompanhado também pela Orquestra Chinesa de Macau. Utilizando o seu famoso gaowu deu 12 concertos a solo em Lisboa, no Pavilhão da EXPO, no Porto, em Faro, em Coimbra e outras cidades, obtendo rasgados elogios do público em geral. No Verão de 2001 deu em Guangzhou um concerto a solo denominado “De Rio das Pérolas com Amor”.
 
Foi considerado em 2004 e 2005 o principal instrumentista de erwu e gaowu da Orquestra Tradicional de Música de Guangzhou.
 
O nível artístico do Sr. Chen é muito elevado e o timbre da voz é muito articulado, elegante e harmonioso, revelando simultaneamente as raízes da música cantonense. A sua técnica é excelente e a sua interpretação muito viva. Daí ter sido considerado pela crítica especializada como um excelente executante de gaowu.
 
O Sr. Chen compilou as obras “Ensino de gaowu Cantonense” e “Álbum de Música de gaowu”, entra outras. Além de ter responsabilidades no ensino musical tem sempre participado em grandes concertos na China. Conseguiu grandes sucessos e foi considerado um “grande representante” na área de música cantonense nos anos 90. As produtoras de cassetes e CD’s de Hong Kong e da China lançaram inúmeras obras suas que tiveram êxito assinalável junto do público.
 
Imigrou para o Canadá em 2006 e foi fundador do “Toronto Chinese Music School” em Toronto, uma escola especializada na instrução de instrumentos chineses e em especial o gaowu e erwu, entre outros. Nestes últimos anos, em Toronto, foi um grande impulsionador na divulgação da música tradicional chinesa e, muito em especial, do erwu e do gaowu. Dada a sua popularidade já actuou em diferentes eventos culturais em Toronto e noutros pontos do país, nomeadamente Vancouver, Calgary, Edmonton, etc…